10 Projetos de Ação Social
10 Projetos de Ação Social
Iniciar trabalhos de ação social em sua igreja pode ser mais simples do que parece e existem até mesmo alguns projetos que não implicam em qualquer investimento financeiro ou até mesmo de recursos ínfimos. Nesta série de artigos vamos apresentar algumas iniciativas que podem mobilizar sua comunidade. Apresentaremos a cada dia uma sugestão de Projeto de Ação Social até completarmos esta série.
Projeto de Saúde Pública
Você poderá promover palestras educativas em sua igreja, atingindo toda a comunidade, oferecendo testes de glicemia (utilizando um Glicômetro), testes de acuidade visual (usando aqueles banners com letras), medição de pressão arterial (usando aparelhos digitais ou mecânicos), etc.
Como executar o Projeto de Prevenção a Hipertensão?
Primeiramente vale dizer que o custo de um aparelho de medir pressão comum custa pouco, eu mesmo comprei um no Paraguay por apenas R$ 10,00, mas creio que sejam encontrados por aqui por não muito mais que isso, é claro que não são profissionais, mas dão conta do recado, já os digitais custam algo a partir de R$ 70,00.
Não é preciso muito conhecimento para se medir pressão, principalmente nos aparelhos digitais e que são de uso doméstico, portanto não existe restrição quanto ao uso e, além dos profissionais de saúde que normalmente já sabem operar estes aparelhos, existem também os profissionais de educação física que também estão habilitados a realizar avaliações físicas, no meu caso, por exemplo, foi minha filha que é professora de educação física quem me ensinou a operar um aparelho comum de medição de pressão. Você pode promover facilmente em sua Igreja uma campanha de prevenção a hipertensão, distribuir cartazes ou folhetos nas residências para convidar a comunidade e ainda promover uma palestra sobre o assunto. Se não tem os equipamentos dirija-se a um Posto de Saúde local e solicite o apoio de algum enfermeiro no dia da sua campanha, eles podem disponibilizar também material impresso e inclusive enviar alguém para dar uma palestra sobre o assunto.
Mais conhecida como pressão alta pela população em geral, ela ocorre quando há aumento da pressão acima de140×90 mmHg, o que os leigos chamam de 14×9 (14 por 9). A hipertensãoestá associada ao aumento da incidência de doenças do coração e dos vasos sanguíneos, como o AVC (popularmente conhecido como derrame) e o infarto cardíaco. Além disso, pessoas com pressão alta não controlada também estãosujeitos a ter lesões nos rins e nos olhos, podendo até ficar cegos. Por ser uma doença silenciosa(sem sintomas perceptíveis na maioria das vezes), algumas pessoas só descobrem ter a doença depois de ter um AVC ou um infarto. Para evitar que isso ocorra, sempre que possível, deve-se medir a sua pressão arterial para saber se você tem essa doença ou não. Pode-se medir a pressão em farmácias, postos de saúde, ambulatórios e hospitais com qualquer profissional de saúde apto a fazê-lo. Hipertensos devem evitar comidas pesadas – como feijoada, mocotó, acarajé e cozido – e principalmente comidas salgadas. Devem dar preferência a uma alimentação mais balanceada, comendo mais frutas e verduras e se possível diminuir a quantidade de alimentos que ingere. A associação de pressão alta, diabetes, obesidade, dislipidemia (alteração das taxas de colesterol no sangue) aumentam as chances ter doenças cardiovasculares (derrame, infarto, etc).
Veja que de fato o necessário será apenas o espaço e a boa vontade.Alguns cuidados precisam existir, organização do local, recepcionistas, cadeiras para evitar que pessoas aguardem em pé, cuidado especial com idosos, pessoas especiais e gestantes, banheiros limpos, papel, toalhas, água, e quem sabe até umas bolachinhas aos visitantes caia muito bem. Aproveite para conhecer a sua vizinhança, detectar pessoas que precisam de algum tipo de ajuda, seja emocional, seja espiritual, seja financeira, enfim, “abrace a sua comunidade”. Não queira fazer uma pregação no dia da campanha, isto é desproposital e inoportuno, apenas saiba que a comunidade vai conhecer sua igreja, vai se deparar com o amor cristão e por conseqüente alguns poderão nos folhetos dos convites enviados e dos cartazes, ver os dados da sua igreja, tais como; site, e-mail, telefone, dia e horário dos cultos, nome do pastor, isto já será suficiente para que a comunidade se sinta a vontade para procurar uma aproximação. Uma Igreja Cidadã deve agir exatamente assim, promovendo o bem estar da sua comunidade. Daremos continuidade ao assunto nos próximos artigos. Daniel Ferreira de Souza
Veja mais no Livro “Manual de Ação Social para Igrejas” www.cursodecapelania.com.br
Se você desejar acompanhar nossos artigos recebendo notificações em seu e-mail,
assine nossa lista de seguidores:
Name: |
|
Email: |
|
|
[1-click-image-ranker]
Ação social em igrejas para a comunidadeonde atua ou onde ha vulnerabilidades socioeconomicas, é um modo de executar a palavra de Deus, o amor ao proximo. Mas projetos sociais são mais eficientes e reconhecidos pela sociedade e a´te mesmo órgão publicos. Para executar projetos sociais, credenciados, reconhecidos e com apoio financeiro e de recursos humanos, além dos imãos da igreja, é preciso ter e oferecer planejamento, capacidade, competencia, tranasparencia e compromisso. Nada melhor que ter pelo menos um corpo de tecnicos como assistentes sociais, psicologos, pedagogos, teologos, musicistas e professores educadores. Entendem?? Uma ação social na igreja, pode se tornar um projeto social, uma ONG que executará em parceria com Conselhos de idosos, Crianças e adolescentes, Mulheres… Algo bom para a comunidade, para a cidade, estado, país, sem onerar a igreja e com a responsabilidade do Governo também em perceber e trabalhar em prol de todos os municpies.
Ola boa tarde sou da cidade de general salgado interior de sao paulo, sou da IEQ QUADRANGULAR E NESTE ANO queremos desenvolver açoes sociais em nossa igreja, nossa cidade e pequena, mas temos os distritos q sao bem carentes em todas as areas, tanto familiar como na parte economica, entao queremos montar projetos para ajudar essas familias, e gostaria de receber ajuda de vcs para montar esses projetos
olá eu so pastor raimundo so pastor presidente da Igreja Assembleia de deus Ministerio pentecostal do senhor jesus em campinas são Paulo, esta Igreja esta localizada na região com maior indece degradação social da cidade, poriço eu gostaria de inicia um progeto social na minha Igreja para ajuda um pouco esta situação, mais não tenho muita experiencia nesta area,gotaria muito que voces da AGEAS me ajudase com suas esperiencia para que eu podese realisa-se este trabalho social. muito grato!
Prezado Pr. Raimundo.
Saudações Cristãs.
Estamos ao seu dispor e recomendamos a leitura de um pequeno livro que abre as portas da ação social em uma igreja, trata-se do Manual de Ação Social para Igrejas. Por favor acesse o link abaixo:
http://www.editoraaleluia.com.br/loja/produtos_descricao.asp?lang=pt_BR&codigo_produto=1089
Esse link está dando erro
Paz do SENHOR valente. Estou presbitério em uma denominação missionária e pentecostal além de formando em Serviço Social.
A questão que levanto é a seguinte: é prudente vincular um projeto social a um CNPJ de igreja ativo há mais de trinta anos? Isto traz alguma implicação para a igreja quanto a solicitação de certificações que viabilizem o projeto?
Att, edmilson medrado
Respondi ao senhor por email. Deus o abençoe.