Modelos

Ambulatório Evangélico

Não estamos sozinhos neste ideal, muitos evangélicos estão fazendo a diferença, você vai conhecer agora o trabalho da AEBAS, um lindo modelo de projeto de ação social, “interdenominacional”. Sua igreja pode fazer o mesmo, se tiver a visão. irmão Daniel

 

Como surgiu o Ambulatório Evangélico

Em 1955, por iniciativa de um grupo de pessoas provenientes de várias igrejas evangélicas , foi fundada em Florianópolis a AEBAS, uma associação que teria como missão a criação de um Hospital  Evangélico.

A visão que motivou este grupo tinha duas justificativas: A primeira era de que, a exemplo de Curitiba e de outras Capitais, Florianópolis precisava ter um Hospital que, além de atender a comunidade em geral, fosse também um local de atenção a saúde do povo evangélico; A segunda justificativa se embasava no fato
de que na época o Continente da cidade não dispunha de nenhum Hospital ou centro de saúde, todo o atendimento era feito na Ilha; estaria a Associação Evangélica de Assistência Social então, buscando preencher esta lacuna, construindo no Estreito o Hospital Evangélico de Florianópolis.
Após a aquisição dos terrenos na Rua Pedro Cunha, os fundadores partiram para a divulgação da Entidade nas Igrejas, buscando disseminar a idéia do Hospital e Maternidade, angariando associados e colaboradores.
Por se tratar de um empreendimento de grande porte, e no momento a Entidade não ter o suporte financeiro necessário à iniciativa, optaram por iniciar as ações através do atendimento ambulatorial.
Assim , na década de 60 a AEBAS  inaugura suas atividades ambulatoriais inicialmente  na Rua Felipe Schmidt, no Centro, posteriormente à Rua Fúlvio Aducci, no Estreito e finalmente, no início dos anos 70 em sua sede própria à Rua Pedro Cunha.

Nestes Ambulatórios, o atendimento era feito de forma gratuita, disponível tanto aos associados como também à comunidade, privilegiando as pessoas empobrecidas dado o caráter beneficente da Entidade. Contava com profissionais que doavam parte de seu tempo, bem como com estagiários dos cursos de medicina, enfermagem e odontologia. O Ambulatório da  AEBAS  prestava atendimento de Clínica Médica, Pediatria, Ginecologia, Odontologia e também realizava exames laboratoriais.

A manutenção das atividades ocorria por conta da contribuição dos associados, e dos convênios que a Instituição estabeleceu ao longo do tempo com as Secretarias de Saúde do Estado e Município.
A inserção da AEBAS na área de atenção a infância e adolescência, aconteceu em função de suas atividades no ambulatório médico, quando os profissionais que prestavam atendimento, principalmente pediátrico, perceberam que as crianças atendidas eram vítimas de uma série de doenças e problemas de saúde ligados às precárias condições de vida a que eram expostas. Agravadas pelo fato de que muitas ficavam sob os cuidados de terceiros quando as mães saiam para o trabalho e eram maltratadas.
Atenta a estes fatos, e a crescente demanda de um atendimento nesta área, no momento em que foi procurada pelo AMENCAR, ONG com sede em  São Leopoldo-RS, a direção da AEBAS não teve dúvidas de que este era o momento para iniciar uma nova etapa em sua atuação. Esta decisão, tomada de forma corajosa em 1980  conferiu à entidade a oportunidade de, além de expandir suas ações, tornar-se hoje,  um referencial de trabalho qualificado de atenção integral à infância e adolescência através de seus  Projetos de Educação Complementar e Oficinas de Muisicalização , quando diariamente são atendidas cerca de 350  crianças e
adolescentes de 5 a  16 anos.
Concomitante às ações da Creche e Acescri, iniciadas em 80 e 85 respectivamente, a AEBAS continuou com suas atividades no Ambulatório, que funcionou  em convênio com a Prefeitura Municipal até 92, quando foi transferido para o Centro Social Urbano da Coloninha, após avaliação dos profissionais da saúde  da PMF, que alegaram a inadequação das instalações para o fim a que se destinava.
Não havendo condições para dar continuidade as atividades do ambulatório sem a parceria do poder público, a AEBAS decidiu pela interrupção de suas atividades na área da saúde, porém seus dirigentes sempre estiveram atentos ao objetivo pelo qual a Entidade foi fundada, e a necessidade de se resgatar  este sonho.
Atualmente as ações da AEBAS acontecem nos âmbito da Assistência Social, Educação e Saúde através dos inúmeros C.A.S. (Centro de Assistência Social), C.C.F (Colégio Cristão de Florianópolis) e o ainda sonhado projeto do H.E.F. (Hospital Evangélico de Florianópolis) cada vez mais perto de sua realização.


Se você deseja contribuir com esta obra, tornando-se um associado fale “diretamente” com a AEBAS pelos telefones (48) 3025-6622 ou 3244-7242 ou ainda pelo e-mail
secretariaexecutiva@aebas.org

Sua doação poderá também ser feita por meio de depósito bancário.

BESC/Banco do Brasil
Agência 5248-5
Conta Corrente 285721-9

Banco do Brasil
Agencia 1386-2
Conta Corrente 25267-0

Caixa Econômica Federal
Agencia 1348
Conta Corrente 544-4

[1-click-image-ranker]

Pr. Daniel Ferreira

Sobre o pastor Daniel Ferreira de Souza: – Pastor (1985) na Church of God in Christ) - Atualmente atua administrativamente na Sede da Convenção Estadual das Igrejas O Brasil para Cristo no Estado de São Paulo em Arujá. – Casado com a Missª Irene ha 41 anos, são pais de Fabio (39) e Keila (35) e avós de Caio – Bacharel em Teologia (FTSA) – Psicanalista Clínico – Escritor e Palestrante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *